top of page
FISIOTERAPIA CLÍNICA

   Fisioterapia Clínica visa desenvolver/administrar os conhecimentos diagnósticos, propedêuticos e terapêuticos de forma articulada, favorecendo o estabelecimento de uma prática profissional autônoma, com alta resolutividade, propiciando o melhor resultado no menor prazo possível, na atenção ao paciente/cliente.

MÉTODO BUSQUET

   O Método Busquet integra toda a anatomia da cabeça aos pés, ele se baseia num exame completo que coloca em evidência os pontos de tensão em diferentes sistemas: no plano muscular, visceral, craniano, torácico, neural, articular e outros.

   O tratamento é simples, concreto e global que possibilita o corpo encontrar seu equilíbrio e sua dinâmica após uma minuciosa avaliação e intervenção qualitativa do fisioterapeuta, sendo que o corpo realiza uma parte importante da recuperação graças a programação das suas diferentes funções.

   As técnicas utilizadas pelo método são baseadas sobre relaxamentos e posturas que buscam a normalização das tensões teciduais e reprogramação de todas as cadeias fisiológicas.

PILATES

   O Pilates é um método de alongamento e exercício físico que leva a maior conscientização corporal, estabilização da coluna, alívio de dores musculares, tonificação muscular, flexibilidade, melhora na postura, equilíbrio, coordenação motora e condições respiratórias.

   Os exercícios são realizados no solo utilizando o próprio peso corporal, além de acessórios como bola suíça, faixas elásticas, rolos flexores e aparelhos especializados.

   É indicado para diversas condições físicas e faixas etárias, já que os exercícios são adaptados respeitando a individualidade de cada um.

  O Pilates pode auxiliar no tratamento e prevenção de lesões e contraturas musculares, disfunções posturais e repiratórias, doenças ósseas, disfunções urogenicológicas, entre outros.

 

FISIOTERAPIA NO PRÉ-PÓS OPERATÓRIOS

   O tratamento fisioterápico no pré e pós-operatórios de qualquer cirurgia, tem demonstrado um grande passo na prevenção de possíveis complicações ( é comum no pós-operatório o paciente apresentar eventos clínicos, como: edemas, equimoses, retração cicatricial, hematomas, fibroses, entre outros).

   No pré-operatório o fisioterapeuta analisa os aspectos clínicos gerais do paciente e atua conforme a necessidade individual de cada pessoa, facilitando assim, a intervenção médica e o pós-operatório.

   No pós-operatório o fisioterapeuta vai atuar no restabelecimento do equilíbrio fisiológico do paciente, na prevenção da dor e das complicações. 

FISIOTERAPIA EM TRAUMATOLOGIA E ORTOPEDIA

   A Fisioterapia Ortopédica atua no tratamento e na prevenção de distúrbios musculoesqueléticos resultantes de traumas, lesões por esforços e outras patologias ortopédicas.

   Trabalha-se na reabilitação de pós-fraturas, entorses, luxações, traumas ou contusões musculares, amputações, distúrbios mecânicos da coluna vertebral, pós-cirurgias, dentre outras, utilizando recursos elétricos, mecânicos, térmicos e hidroterápicos, além de técnicas da cinesioterapia, objetivando alívio de quadro álgico, eliminação de processo inflamatório, melhora na circulação sangüínea, fortalecimento muscular, recuperação de movimentos, equilíbrio, propriocepção e reeducação postural.

 

NEUROLOGIA

   A Fisioterapia Neurológica tem como objetivo minimizar as deficiências advindas das doenças que acometem o sistema nervoso. Estas doenças que afetam o sistema nervoso central provocam uma diminuição da força muscular e sucessivamente alteração sensitivas e de mobilidade (plegias e paresias).

   A Fisioterapia atua na restauração da identidade física, pessoal e social dos pacientes, buscando alcançar maior grau de independência.

  As principais indicações para o tratamento com Fisioterapia Neurológica são: Acidente Vascular Encefálico (AVC), Traumatismos Cranianos (TCE), Paralisias Cerebral, Lesão em Plexo Braquial, Paralisias Faciais, Esclerose Múltipla, Alzheimer, Parkinson, dentre outros.

 

RESPIRATÓRIA | PNEUMOLOGIA

   A Fisioterapia Respiratória é o meio utilizado para promover o estabelecimento ou restabelecimento da função pulmonar utilizando técnicas manuais e com auxílio de equipamentos, exercícios ativos, ativo-assistidos ou passivos além de procedimentos técnicos.

   De um modo geral, os objetivos são favorecer a capacidade ventilatória, ou seja, tornar o mais eficiente possível a entrada e saída de ar dos pulmões, a melhor troca gasosa e higienização pulmonar.

   A Fisioterapia Respiratória atua no tratamento de pacientes de todas as idades com distúrbios pulmonares agudos ou crônicos. São indicados para esse tratamento pacientes com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), Fibrose Pulmonar, Bronquiectasia, Pneumonia, Asma, Bronquite, Bronquiolite, Broncoespasmo ou Enfisema Pulmonar.

 

UROGINECOLOGIA

   Os músculos do assoalho pélvico desenvolvem inúmeras funções benéficas para a saúde, entre a mais importante função está à manutenção na posição anatômica dos órgãos pélvicos, funcionando como uma rede de sustentação desses órgãos. Estes músculos estão sujeitos a sofrerem atrofia, ou seja, enfraquecimento.

   Com o passar da idade, somada as transformações metabólicas que o corpo apresenta, associadas ao desconhecimento, e ao desconforto de se conversar sobre esse assunto muitas pessoas apresentam prolapsos genitais que consiste na descida de órgãos pélvicos, como por exemplo, a bexiga, em consequência do enfraquecimento dessa musculatura. Assim a função de sustentação já não existe dificultando o bem-estar físico e psicológico.

   O desempenho sexual poderá ser comprometido com o enfraquecimento dos músculos do assoalho pélvico, pois não mais existirá a sensação de pressão intravaginal, o que dificultará o ato sexual tanto para a mulher quanto para seu parceiro.

   Portanto se faz necessário o fortalecimento dos músculos do assoalho pélvico, com o objetivo de conferir e proporcionar uma melhor qualidade de vida.

   Assim como qualquer outro grupo muscular do corpo humano, os músculos que compõem a musculatura do assoalho pélvico podem e devem ser trabalhados, ou seja, devem ser fortalecidos para ser mais um ponto positivo de forma a contribuir para a saúde.

 

GERIATRIA

   A Fisioterapia Geriátrica proporciona ao paciente o envelhecimento com qualidade de vida, a melhora notável em sua capacidade de locomoção e equilíbrio, bem como a coordenação dessas funções, o aumento da força muscular e das funções da memória do idoso. Ainda garante a independência e o conforto na realização de atividades por parte dos pacientes idosos no seu dia a dia.

 

bottom of page